quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Considerações sobre o Modelo de Gestão da Marcopolo...

Tratamento das 5 Disciplinas de acordo com a visão da Hana Cristina Witt.

O Domínio Pessoal está diretamente ligado com o que a empresa oferece, como programas de incentivos e programa de qualidade de vida, etc..

Modelos Mentais contribuem com a interação e o aprendizado entre várias culturas onde a companhia possui sedes. Atingindo o objetivo de “mudança de comportamento naquilo que se faz”.

A Visão Compartilhada esta alinhada com a missão, valores e princípios da organização. Eles disponibilizam informações para todos de forma clara.

Na Aprendizagem em Equipe, a empresa disponibiliza programas de desenvolvimento de líderes a colaboradores, como PDS (Programa de Desenvolvimento de Supervisores), CEMEC (Centro Marcopolo de Educação Corporativa), e também busca a formação de grupos através dos conceitos de Kaizen, Suman e Masp, buscando seu objetivo comum que é o aprendizado em equipe.

Pensamento Sistêmico “é o compartilhamento de responsabilidades, formação dos grupos de trabalho, é desenvolvida a visão de que todos interferem no sistema e, portanto, a responsabilidade é de todos”.

Entendemos que somente a disciplina Domínio pessoal não esta alinhada com os conceitos de Peter Senge. O modelo implantado pela Marcopolo, somente se preocupa com a criação de ambientes de aprendizado, qualidade de vida do colaborador e programas de incentivo. Não ficando claro a identificação do domínio pessoal dos colaboradores, de forma a proporcionar as melhores características individuais para o melhor desenvolvimento de cada um.
 O domínio pessoal está ligado ao conhecimento de si mesmo, é saber avaliar seus limites e descobrir “o que eu banco?”, “até onde posso ir?”, ou seja, ajudar a expandir as capacidades para obter resultados desejados.
A organização pode criar um ambiente favorável para que isso aconteça, identificando pessoas que possuem domínio pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário