quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PERCEPÇÃO - RECEPÇÃO DE ESTIMULOS

As pessoas desde cedo são motivadas a manter sua participação em grupos, a compor determinada equipe. As organizações que aprendem, são os conjuntos de indivíduos que buscam o aprimoramento, continuamente e desenvolvem sua capacidade de criar, assim, grandes equipes são organizações que aprendem a inovar, a desenvolver novas habilidades e competências, que levam a novas visões, construindo novas crenças e mudando os paradigmas.
Nas "organizações que aprendem as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente". (Peter Senge, 1990)
Muitos fatores influenciam nossa percepção da realidade, gerando as imagens internas pessoais sobre o funcionamento do mundo (paradigmas) e determinam o modo de analisarmos e agirmos. A todo o momento cada um de nós faz diferentes interpretações do mundo, das pessoas e das situações, baseadas em pressupostos que modelam o nosso modo de agir, os nossos modelos mentais (diferentes de individuo para indivíduo. Senge sugere que deixemos à consciência aflorar, de forma que nossas crenças que modelam os nossos modelos mentais sejam percebidas e possamos modificá-los. "O trabalho com modelos mentais começa por virar o espelho para dentro, aprender a desenterrar as nossas imagens internas do mundo, a levá-las à superfície e mantê-las sob rigorosa análise... É desafiante pensar que, enquanto reconcebemos as estruturas das nossas organizações, precisamos de reconceber também as estruturas internas dos nossos "modelos mentais"." (Senge 1990/1994). Dominar essa disciplina se viabiliza pela capacidade de reconhecer os modelos mentais dominantes, esclarecer as crenças em que elas se baseiam, testar sua veracidade para o momento e conseguir aprimorar. Os modelos mentais comuns às pessoas de uma organização, grupo ou equipe constituem base para sua cultura organizacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário