quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ética, Liderança e Gestão

O livro Qual é a tua obra? Foi lançado pelo filósofo e professor Mario Sergio Cortella trata de inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Nele o autor mostra a importâcia de sabermos o valor do nosso trabalho.
O inicio do livro é um convite a refletirmos sobre certos valores que estão presentes em nossa sociedade. Para o autor, existe uma angústia muito grande dentro das pessoas e que está levando-as a se questionarem sobre o que estão fazendo com suas vidas e mais ainda, qual o verdadeiro significado de tudo isso. Funciona como uma sensação de vazio anterior, uma sensação de vazio que traz consigo uma crise no conjunto da vida social, do qual o trabalho é apenas um apêndice e que envolve a família, a relação entre as gerações e a própria escola. Estamos em um momento de transição, de turbulência muito forte em relação aos valores. Há uma necessidade urgente de a vida ser muito mais a realização de uma obra do que um fardo que se carrega no dia-a-dia.

Para Cortella ética é uma reflexão da importância de pensarmos coletivamente. O autor deixa claro a diferença entre autonomia e soberania. Autonomia leva em consideração os impactos que suas decisões têm na vida das outras pessoas. Soberania é fazer tudo o que quer sem levar em consideração as consequências. Temos autonomia na nossa vida, mas não soberania.

Cortella apresenta as seguintes definições sobre liderança:
“Liderança não é cargo é função. É algo que você faz, mas não está ligada a hierarquia”. Cortella citou Zumbi dos Palmares, Jesus e Gandhi como líderes. Para ele, chefe não é líder. “O chefe você obedece. O líder você segue e admira”. Lembrando que o líder corrige e oriente.

“Liderar é ser capaz de inspirar, motivar e animar pessoas, ideias e projetos”. Segundo Cortella, qualquer um pode ser líder desde que inspire, motive e anime. Mas salientou que é preciso se preparar antes de liderar. “O líder não é o que é amigo de todos, é aquele capaz de fazer o que precisa ser feito”.

“Liderança tem a ver com experiência, mas experiência não tem a ver com idade”, salientando que o que vale não é a extensão do tempo, mas a intensidade das práticas. Para finalizar, Cortella destacou cinco competências da liderança: abrir a mente para o diferente, elevar a equipe, inovar a obra, recrear (criar de novo) o espírito e empreender o futuro.


 


Enfim, o livro leva a refletirmos sobre o significado de nossos atos, a substituir o hábito de fazer algo sem um sentido maior pelo sentimento de construção de uma obra, uma obra a ser construída por todos nós em busca de uma melhor qualidade de vida.








Nenhum comentário:

Postar um comentário