quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O que são "As Cinco Disciplinas"?

Como Peter Senge disse uma vez...
“Pelo menos uma vez na vida, cada um de nós experimentou a sensação de pertencer a uma “grande equipe”. Não só pelos resultados que ela alcançou, mas pelo espírito de luta, a confiança mútua, a sinergia dos relacionamentos e a vontade de vencer.
No entanto, nenhuma equipe já nasce assim. Grandes equipes são organizações que aprendem, conjuntos de indivíduos que aprimoram, constantemente, sua capacidade de criar, e a verdadeira aprendizagem “está intimamente relacionada com o que significa ser humano”.

Mas afinal o que são "As Cinco Disciplinas"?


  • Domínio pessoal: É o conhecimento de si mesmo, é saber avaliar o seus limites e descobrir "o que eu banco? até onde posso ir?", ou seja, ajudar a expandir as capacidades pessoais para obter resultados desejados.
  • Modelos mentais: São padrões e percepções, que geram atitudes, que conduzem o comportamento dos indivíduos, onde o objetivo é conseguir com que as pessoas passem a perceber e entender o ponto de vista do outro.
  • Visão compartilhada: É fazer com que as pessoas tenham um objetivo em comum, tal objetivo desenvolva um compromentimento coletivo. Quando o indivíduo está comprometido ele "...reúne todas as condições necessárias para o crescimento indivídual e organizacional..." (Roberta Rossi). A visão compartilhada está completamente conectada com a liderança eficaz.
  • Aprendizado em equipe:  Quandos os indivíduos são capazes de abandonar seus pré-conceitos para apreender e entender as opniões e conhecimento do outro, sabendo que o trabalho em equipe é a soma da capacidade e a união de esforços de cada um.
  • Pensamento sistêmico: É a visão do todo com a integração dos sistemas e o entendimento da inter relação entre as disciplinas e que o trabalho de um influência diretamente o trabalho do outro.

Fonte: Entrevista exclusiva a HSM Management - publicado em 30/04/2009 - http://www.perspectivas.com.br/g13.htm  - 20:57h

2 comentários:

  1. Interessante a forma como foram explicadas as cinco disciplinas, suscinta e objetivamente, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a essa turma por assimilarem os conhecimentos essenciais em Administração. De alunos a Mestres em potenciais, um grande salto.
    Mariano Yoshitake, professor da Unicid e entusiasta dos estudos em administração e contábeis

    ResponderExcluir